As capas dos principais jornais do país deste sábado estampam as prisões de executivos de grandes empreiteiras, na chamada operação lava jato. Esta é a sétima fase da midiática operação em que o Ministério Público e a Polícia Federal investigam os acusados de pagar propina a servidores da Petrobras e a políticos. Vinte e um executivos foram detidos, com a atuação de 300 agentes da PF e 50 da Receita Federal, como noticiaram O Globo, Folha de S.Paulo e O Estado de S.Paulo. Segundo advogados ouvidos pela ConJur, as prisões feitas na sexta-feira (14/11), mesmo tendo sido determinadas quatro dias antes, servirão para dificultar a busca por Habeas Corpus.
Fator Valério
Um ministro do Supremo Tribunal Federal aponta, na coluna de Ancelmo Gois, no O Globo, a razão para tantos executivos estarem fazendo a delação premiada: eles viram no caso do mensalão os não políticos, como Marcos Valério e Kátia Rabello, levarem penas piores do que os políticos envolvidos.
PwC em risco
A firma de auditoria PricewaterhouseCoopers está sujeita a sofrer sanções administrativas da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e da SEC, CVM dos Estados Unidos, por causa dos problemas encontrados na Petrobras na operação lava jato. Se as fraudes encontradas afetarem muito a estrutura da estatal, os pareceres da PwC sobre a saúde financeira da empresa podem ser considerados danosos aos acionistas, noticiou o jornal O Globo.
Cirurgia paga
O governo paulista e o município paulista de Registro terão que pagar a reconstrução vaginal de uma mulher que passou por episiotomia (corte na região genital) no momento do parto em um hospital público de Registro, noticiou a Folha de S.Paulo. Uma liminar, concedida pelo Tribunal de Justiça São Paulo, determina que a cirurgia seja feita em 20 dias.
Desaparecidos no México
O Ministério Público do estado mexicano de Guerrero acusou o prefeito destituído de Iguala, José Luís Abarca, pelo desaparecimento de 43 estudantes mexicanos no dia 26 de setembro, noticiou O Estado de S. Paulo. Aponta-se que os estudantes foram mortos pela polícia municipal e pelo cartel Guerreros Unidos.
Crime gay
Em Marrakech, símbolo do turismo gay no Marrocos, a homossexualidade é crime e pode levar à prisão. Assim, o país tem sido cada vez menos procurado por turistas gays, que o tinham como rota quase certa. A notícia da prisão de um turista britânico e seu namorado serviu para derrubar a procura por hotéis em Marrakech, em um dia, em 46%, de acordo com um site de viagens, noticiou a Folha de S.Paulo.
Formalidade em baixa
O mercado formal de trabalho registrou uma baixa de 30.283 empregos no mês passado. O pior resultado em 16 anos, como noticiou O Globo. O resultado surpreendeu o mercado, que projetava um saldo positivo de quase 60 mil vagas. Em 2013, no mesmo período, foram abertas cerca de 95 mil vagas.
Fraudes no Enem
A Polícia Federal prendeu quatro pessoas por fraude no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), noticiou O Globo. A polícia aponta que o esquema beneficiou 40 estudantes, que pagaram até R$ 30 mil para receber as respostas certas durante o exame.
Documentos da ditadura
Um grupo do Ministério Público que investiga crimes atribuídos a agentes da ditadura militar vai pedir a abertura de um inquérito para apurar o crime de supressão de documento contra gestores do Hospital Central do Exército, no Rio de Janeiro. Segundo o jornal O Globo, eles suspeitam que a direção do hospital tenha ocultado prontuários e documentos de pessoas mortas durante o regime militar.
Tributação mundial
Editorial da Folha de S.Paulo fala que a cúpula do G20 deve tratar neste fim de semana de um pacote de medidas destinado a coibir o que o jornal chama de “malabarismos tributários que, tangenciando os limites da lei, resultam em notáveis diminuições no pagamento de impostos por empresas”. Para a publicação, Além de apertar o cerco, diz o texto, é necessário harmonizar as regras para que nenhum país tenha “ganhos desmedidos” ao adotar normas tributárias mais favoráveis que as de outros.
Revista Consultor Jurídico,
Edição: Equipe Fenatracoop, 15 de novembro de 2014, 12h27